O sistema construtivo Light Wood Frame (LWF) é uma metodologia construtiva a seco, muito utilizado na Europa, EUA, Japão, Nova Zelândia, Austrália a mais de 100 anos, e recentemente no Brasil. Esse método se diferencia do convencional, pois dispensa o uso de cimento, tijolos, armações, ferragens e principalmente a água. Como tudo é planejado antecipado, os materiais são fabricados, diminuindo os desperdícios ou excessos. Alcançando uma obra limpa, seca e rápida; sinónimos de eficiência!
Bem-estar é o foco do Wood Frame, com qualidade superior, priorizando o conforto dos moradores.
As paredes são compostas por camadas de materiais. Estes definidos em projetos antecipadamente, chegam no canteiro de obra para fazer montagem… Veja um exemplo de camadas muito utilizado, conhecido como revestimento EIFS (ficando seu aspecto muito semelhante a alvenaria).
A madeira que utilizamos para a construção das nossas casas é de Pinnus Autoclavado proveniente de reflorestamento como garantia a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal). O tratamento da madeira é em autoclave pelo sistema de vácuo e pressão, que evita a proliferação de fungos e o apodrecimento da madeira por mais tempo.
Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, rigidez, propriedades isolantes e qualidade uniforme, plywood é um painel estrutural de lâminas de madeira 100% proveniente de reflorestamento, unidas com resina fenólica, resistentes a intempéries, prensadas sob alta temperatura, o que aumenta estabilidade do material, e também são tratados em autoclave garantindo maior vida útil ao painel.
São chapas de gesso com papel cartão em suas faces. Utilizado na vedação das paredes internas e tetos. Algumas vantagens oferecida pelo drywall é a maior precisão e qualidade de acabamentos, agilidade de aplicação e com um menor tempo de finalização da parede.
Existem três tipos de isolamento que são os mais utilizados: lã de rocha, lã de vidro e isopor.
A lã de rocha é um produto isolante formado por uma trama de fibras de materiais pétreos que formam estado estático. Estas formações de fibras nos permite obter produtos muito leves. A lã de rocha é acústico por sua estrutura flexível e térmico por manter o ar em estado imóvel, Sendo também incombustível por sua singular configuração oferece elevados níveis de proteção ao calor, ao ruído e ao fogo.
A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas para melhorar o isolamento termo acústico do edifício. Suas principais características são a alta resistência ao passar do tempo, ampla gama de produtos disponíveis no mercado, facilidade de aplicação e em manter a não propagação do fogo durante uma situação de incêndio. A lã de vidro é do tipo de fibra que não tem nenhuma classificação como um material cancerígeno. Também não contribui para a proliferação de ratos e insetos.
O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo poliestireno expandido. Ele é Aplicado no isolamento térmico e acústico. Por suas características de leveza, é um material fácil de manusear e reciclável.
Principais benefícios na utilização do Isopor:
Sistema de isolamento termoacústico na parede externa:
As construções em Wood Frame são mais leves do que uma estrutura convencional, o que alivia a carga a ser suportada pela fundação. No caso de terrenos planos ou pouco acidentados, e dependendo das características do solo, o radier é a solução de fundação mais viável e rápida para ser executada. O radier é um tipo de fundação rasa (com aproximadamente 15 cm de altura), com sapata ou não, baseado em uma espécie de laje de concreto armado, aonde toda a estrutura da construção vai se apoiar. O solo, bem compactado, é preparado com uma camada de brita e as tubulações de elétrica, água e esgoto são executadas antes da colocação da malha de aço e a fôrma que receberá o concreto da fundação. A laje deve ser feita de concreto armado com armadura de aço nas duas direções (armadura dupla).
A cobertura pode ser feita com tesouras de madeira, ou colocado laje seca com painéis, depois são fixadas ripas de madeira e posteriormente a telha cerâmica.
Manta e ripas de madeira, pronto para receber o drywall.
Na parte externa ao invés de utilizarmos o drywall, utilizamos placa cimentícia.
NÃO! Madeira é apenas um dos componentes. As paredes são construídas formando um “sanduíche” de vigas de madeira tratada, placas playwood, isopor, drywall e isolamento. Esse composto torna totalmente diferente de uma casa de madeira.
SIM! Conforme orientações da SINAT 05 em atual vigência é possível financiar obras com até 4 pavimentos em madeira engenheirada (que atende wood frame).
NÃO! Muitos tentam “economizar” e querem reduzir custos usando madeira não tratada por exemplo. Isso não pode ser feito, já que a madeira que sustenta a obra, essa não pode correr riscos de apodrecer.
Geralmente casas em torno de 200m2 são construídas em 6 meses. Esse período vai depender de condições climáticas, tamanho, acessibilidade e outros fatores que podem influenciar.
Precificação é feita com base no projeto arquitetônico/ante-projeto. Para tanto, hoje vemos o wood frame na faixa de preço semelhante ao CUB, podendo se tornar mais competitivo quando em construções acima de 250m2.
SIM! Algumas cidades do Brasil tem incentivado construções eficientes e sustentáveis, reduzindo a taxa de IPTU. Na Europa e América do Norte já existem incentivos fiscais para construção em wood frame.