Cada vez mais as pessoas tem optado por agregar madeira em seus projetos residências, já que esse material além de otimizar a construção tornando-a mais ágil e prática, torna o processo mais econômico quando comparado às obras de alvenaria.
Mas, engana-se quem acredita que a única preocupação deve ser durante a construção, após o projeto finalizado é preciso realizar a manutenção recorrente de toda a estrutura, ainda mais se o projeto foi realizado com madeira “inadequada”, que falaremos a seguir.
Confira agora, 2 erros de manutenção em madeiras que provavelmente você está cometendo ou já cometeu em sua casa!
O que faz a madeira precisar de constantes manutenções?
Antes de mais nada, é preciso entender que o que irá definir o quanto será necessário realizar a manutenção da madeira, é o momento da compra. Ao escolher a madeira é preciso ter a certeza da qualidade do material escolhido.
Averigue em primeiro lugar se a madeira escolhida tem origem de reflorestamento, o que te tranquilizar quanto a redução no impacto ambiental, contrário a utilização de madeiras nativas.
Depois é preciso ter certeza que a madeira recebeu o tratamento adequado para que possa resistir aos mais variados ambientes, tanto internos como externos. Esse cuidado deve ser tomado principalmente para projetos em que a madeira terá contato com a umidade, ou estarão expostos em áreas abertas, sujeitos a chuvas e tempestades.
Se sua estrutura em madeira possui esses cuidados,ótimo! Agora, se a sua madeira não possui essas proteções é importante utilizar impermeabilizantes, vernizes e tintas para protegê-la de forma mais eficaz.
Além disso, fique atento e veja se não está cometendo esses erros em sua manutenção:
1. Limpeza
Muitas pessoas utilizam qualquer tipo de produto sobre a madeira, seja ela em decks, pisos, pergolados, etc. Os produtos em geral acabam desgastando a madeira com o tempo, já que não possuem em sua composição o material necessário para a limpeza e manutenção.
É preciso que utilize produtos indicados para a madeira, para que preserve a aparência e brilho natural de seu projeto. Se não desejar utilizar produtos, opte pela pano úmido para retirar marcas de pegadas, ou a lavagem com apenas água.
2. Remoção de crostas e clareamento de superfície
Bem parecido com o primeiro erro, mas nesse caso o uso de materiais inadequados podem desgastar de forma permanente não apenas a cor, mas também a qualidade da madeira.
Em primeiro lugar, não é preciso utilizar nenhum produto para remover crostas ou lodo da madeira, basta utilizar uma lavadora de alta pressão.
Já o clareamento de superfície ser realizado com o produto indicado para o seu tipo de madeira, e seguindo as instruções do rótulo, assim terá certeza quanto a preservação da superfície.
Você pode economizar muito mais tempo se utilizar a madeira tratada, já que ela conta com mais de 15 anos de garantia. Saiba mais como utilizá-la e fique despreocupado quanto às manutenções!